Em busca da verdade

Nosso ser clama por verdade perante nossas conversas interiores. Não há como escapar, então, remediamos.

Encontramos meios de nos distrair. Nos tratamos mal, com trabalho excessivo, consumo exagerado e com os problemas que criamos para nos mantermos ocupados. Exaustos, adormecemos e deixamos para outro dia, numa hora mais oportuna a reflexão adiada. O resultado é a nossa insatisfação e vazio existencial.

Dificultamos a transmissão de informações que o canal que nos sintoniza conosco quer nos revelar. Somos impedidos por nós mesmos de evitarmos problemas, muitas vezes recorrentes e velhos conhecidos.

Assim, fragilizados, nos tornamos defensivos, aumentando nossa dificuldade em ouvir impressões a nosso respeito. Há uma sabedoria que diz “conheça a verdade e ela vos libertará”. Como podemos amadurecer sem ouvirmos verdades?

Precisamos aprender a trabalhar com a verdade para aumentarmos nosso autoconhecimento e melhorarmos nossos relacionamentos. Sentirmos a libertação e o alívio interior que traz paz. Para isso é fundamental saber dizermos a verdade.

Aprendemos que a “verdade dói” e nos tornamos muito sensíveis à aplicação dela. Quantas vezes você ouviu de alguém coisas ditas de uma forma dura? Pense em situações em que você sentiu o peso do soco dado pela verdade dita agressivamente. Como não se apresentar como vítima indefesa diante da dor provocada por uma violenta agressão verbal? Também ouvimos várias vezes o clássico “deixa disso”, convencidos de que não valia a pena falar.

Assim, fomos perdendo a motivação para ouvir e dizer.

Precisamos nos incomodar diante da acomodação de “refugiados de nós mesmos”, coagidos com controles mundanos que atrasam nosso progresso.

Revelar a verdade aumenta nossa integridade e viabiliza nosso crescimento. Para tanto, precisamos melhorar nossa capacidade de comunicação. Este desafio nos pertence, sua busca é interminável e somente nós podemos gerenciar a missão de sermos o melhor que podemos ser.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2019 Multitalento - Elevenmind

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?